terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Compostagem em casa, finalmente!

Iniciei um projeto de compostagem no finalzinho do ano passado, após conhecer o blog Atitude na teia.

Antes disso, pesquisei na web e só entrei posts repetidos, copiados e colados, sem nenhuma experiência prática das pessoas que postaram. Está aí uma coisa que não consigo entender: qual o objetivo de se postar em seu blog algo que você sequer experimentou?

Bom, voltando à minha composteira, percebi que o processo era simples, mas era necessário tomar algumas medidas para que ela se tornasse eficiente.

Fazer compostagem em sítio é fácil: cava um buraco e quando enche basta tampar e abrir outro.
Em casa a coisa muda: você precisa de ter terra, serragem, misturar o composto vez por outra e cuidar muito para que as drosófilas ("mosquinha de banana") não se tornem um problema e entender que elas são aliadas e não inimigas!

No dia 30 de dezembro de 2011 minha composteira chegou no limite! Fiquei super feliz!
Está certo que encheu mais rápido do que imaginei; o bom é saber que na minha casa o lixo orgânico produzido é superior ou lixo não-orgânico! =D

Mexendo de vez em quando, comecei a sentir o cheiro de terra...

O composto já diminuiu uns 10 cm! Bom sinal. Agora já estou a toda com outra composteira e ganhei mais um balde (desses que se usa em padaria, para margarina, branco, grande e resistente) !!!

Não vejo a hora do meu composto, o primeiro, ficar totalmente pronto para uso, talvez daqui há uns dois meses...

Detalhe, em breve farei o teste da sacolinha biodegradável, que não me deixa tranquila com relação à sua eficácia (também postado no blog!).

Se você nunca pensou, quis ou não sabia por onde começar, eu indico o blog Atitude na teia, da Juliana Duarte. Basta você ler os posts (que são vários), com pouca informação técnica e muita prática, com fotos!

E boa compostagem!

2 comentários:

  1. Oi Dhanna!
    Que legal você ter citado o blog! :)
    Nossa fiquei toda comovida com o fato de você ter animado a fazer a composteira e ter postado aqui!!
    Ou seja, funcionou o trabalho de registro!! :)
    A natureza agradece!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Borra de cafe é a solução para as drosófilas! Descobri isso tardiamente, pois tenho composteira desde que me casei, mas garrafa térmica de café demorou um pouco, rs..

    Desde que comecei a fazer café com frequência, e jogar a borra lá no composto, as mosquinhas sumiram!

    Fica a dica. Bom feriado.

    ResponderExcluir