terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Biscoitos da Iony

(Sundari escolhendo seu biscoitinho)


Tenho feito muitos biscoitos e entre conversas a Iony diz que tem uma receita ótima.

E lá fui para a cozinha, com o papel na porta da geladeira, segui a receita a risca.

De acordo com ela, na receita original diz que dá para fazer bolinhas e assar, mas ela nunca havia conseguido.

Pois bem, tive que moldar os biscoitos, achatando-os na palma da mão. Não dava para fazer bolinha.

Ficaram deliciosos, mas eu queria a tal da bolinha!

No dia seguinte voltei pra cozinha.

Bati a manteiga com o açúcar, acrescentei o ovo e continuei a bater.

Coloquei o fermento, o chocolate e a metade da farinha.

Fui adicionando aos poucos o restante da farinha. Foram sete colheres e cheguei no ponto de enrolar, perfeito!


(biscoitos de baunilha, à esquerda e na mão, as bolinhas, à direita os achatados)

Onde eu errei? Na primeira vez coloquei toda a farinha, de uma só vez. Estava bem empolgada e não prestei muita atenção. Existem variações, como, por exemplo, o tamanho do ovo e da colher, porque o tamanho da colher conta e muito!

Quando está na receita uma colher de sopa, eu preciso ficar atenta, porque minha colher é uma colher de “mãe”, daquelas bem cheias!

E voltei no outro dia pra cozinha, fiz suco de abacaxi e sabe aquele bagaço, ele estava olhando pra mim e pedindo para não ser jogado fora.

E ouvi seu grito:”_Biscoito!” *hehehe

Está certo, peguei a manteiga, o açúcar, o ovo e o bagaço (duas colheres de sopa).

Continuei a seguir a receita. Para finalizar, passei no açúcar impalpável e ficaram lindos!

Eu não tenho jeito mesmo, pego uma receita e faço dela como base para tantas outras.

Dá para trocar o ovo por uma colher de linhaça hidratada em cinco colheres de água. Você pode usar só o gel ou usar a semente também.

Já fiz com canela, gengibre e pimenta preta e ficou com um gostinho especial, adicionei essência de baunilha, bom também! E também fiz com duas colheres de amido de milho, acrescidos à quantidade da farinha, uma delícia!

Iony, adorei você ter compartilhado sua receita que, aliás, já está no meu caderno como “Biscoitos da Iony”!

Chame a criançada para ajudar, é super fácil!

Segue a receita:

· 2 colheres (sopa) de margarina

· 3 colheres (sopa) de açúcar

· 9 colheres(sopa) de farinha de trigo

· 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

· 1 colher (chá) fermento em pó

· 1 ovo

Modo de preparo original:

Numa tigela bata a margarina,o açúcar e junte a farinha aos poucos até virar um creme pois a margarina vai estar bem dissolvida .Acrescente o chocolate, o ovo e o fermento e continue batendo até os ingredientes estarem bem misturadinhos. Na receita original dizia que dá pra fazer bolinhas... sinceramente eu nunca consegui!!! Se você conseguir me conte o que você fez,por favor!! De qualquer maneira eu coloco numa colher e jogo com cuidado na assadeira untada.Fica igual cookie de filme! Se quiser pode colocar pedaços de chocolate porque chocolate nunca é demais!! Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos.

O modo como preparei:

Bata a margarina com o açúcar. Acrescente o ovo ou a linhaça. Junte o “sabor” (chocolate, castanhas, essências...) e o fermento.

Coloque a farinha de trigo aos poucos (pode ser que não seja necessário as nove colheres) até virar uma bola de massa, que não grude nas mãos. Atenção, biscoitos se mexe com colehr de pau e nunca com as mãos, senão fica duro ou quebradiço!

Molde e coloque na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180° por 10 minutos.

Rende um tabuleiro médio!

E como ela mesma disse, chame alguém, qualquer um, prepare um chá e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário